Marionetas
Marionetas é uma performance com dois dispositivos móveis e um programa desenvolvido em p5.js.
Partindo de Simondon (2018), que aborda as atitudes contraditórias dos humanos face aos objetos técnicos — conceito análogo ao de "máquina" — sugerindo que o caminho que lhes "eleva o grau de tecnicidade" está na sua "margem de indeterminação" (Simondon, 2018, parágrafo 8), realizamos uma experiência artística para procurar subverter o automatismo e o design dos objetos técnicos.
Nesta ótica de servir "finalidades inesperadas", o objeto técnico torna-se um meio quando é utilizado "para coisas que não eram a sua intenção original", como verifica Asanowicz (1997, p. 4). Pensou-se no dispositivo móvel como um meio com potencial artístico, sendo aquele cuja banalidade se destaca no contexto atual, onde o controlo sob as nossas ações é evidente, mas que produz também uma vontade de distanciamento e de controlo do lado do humano que o utiliza.
O dispositivo móvel, carregado de propósito, integrado — com uma variedade de sensores (acelerómetro, giroscópio, bússola, microfone, colunas, etc.) — passará a ser uma marioneta do humano, algo que foge ao seu design. Assim, foi necessário um acrescento à integração de recursos físicos que permitem um sustento que levava a um manuseamento distanciado do aparelho, sem a manipulação direta convencional (tátil). Esta ideia concretizou-se na apropriação de dispositivos móveis e da construção de capas às quais se ligam um conjunto de cordas, a partir das quais se sustentam os dispositivos.
Daí, surge a proposta experimental do que foi designado uma "marioneta-smartphone", que se serve da programação de uma aplicação interativa em p5.js com funções que utilizam o acelerómetro do dispositivo. Neste programa, recorre-se ao sensor de orientação do dispositivo para controlar a inclinação de um retângulo branco, reproduzindo um som e ajustando a frequência com base no ângulo desta forma geométrica. O ângulo de inclinação é calculado a partir dos valores de inclinação do dispositivo, tendo sido utilizado para rodar o retângulo. O efeito de desfoque no retângulo é aplicado para criar uma representação em tempo real da inclinação do dispositivo.
A escrita serve para abrir o diálogo com o computador que traduzirá o objetivo artístico para uma aplicação experimental com funções que recolhem e monitorizam dados do dispositivo, por forma a criar uma composição visual em tempo real.
O programa está disponível no seguinte link.